Petição para criação do Parque Ecológico do Mangueiral

Para: Exmo. Sr Governador do Distrito Federal

O Governo do Distrito Federal – GDF pretende autorizar que a área entre os Condomínios do Jardins Mangueiral e o Complexo Penitenciário da Papuda seja utilizada para expansão imobiliária da capital. A intenção seria construir um novo bairro, denominado expansão do Jardins Mangueiral.
No entendimento da população local, e desta Associação, a referida construção, além de provocar a devastação do meio ambiente, provocará interferências diretas no Complexo Penitenciário da Papuda, aumentando a insegurança para toda a Região.

Para evitar que isso aconteça (e atendendo aos inúmeros pedidos dos moradores, que se preocupam com os biomas nativos do Cerrado e temem que a especulação imobiliária destrua o meio ambiente), foi impetrada na Justiça uma ação popular para suspender os atos administrativos referentes ao projeto de expansão do bairro Jardins Mangueiral.

Registra-se que essa é uma obra que não possui licenciamento ambiental e que teve manifestações contrárias dos órgãos Federais de Segurança Pública e de Secretarias do próprio GDF. Além de uma ameaça à segurança dos moradores, corre-se o risco de destruir nascentes da Região que cumprem um papel fundamental para a segurança hídrica, pois alimentam o Lago Paranoá e a Bacia do São Bartolomeu. Destruí-lo é uma ameaça a todo o Distrito Federal.

Deve-se destacar, portanto, que a área de interesse do GDF para a construção do novo Bairro é a mesma área onde já foi criado o Parque Mangueiral. Por isso, chama-nos a atenção o fato do Governo mover esforços no sentido de autorizar a construção do Bairro, exatamente na área destinada à criação do Parque Mangueiral.

Por esta petição, a população local pede ao GDF que inicie, imediatamente, a organização da estrutura do Parque Mangueiral, através dos Órgãos competentes, inclusive destinando recursos para sua manutenção e conservação, uma vez que criado o Parque Mangueiral, frustra-se a intenção do GDF em construir um novo Bairro e favorecer a especulação imobiliária no Distrito Federal.

A construção do Parque está previsto no Projeto Original do Bairro Jardins Mangueiral, o que tornou-se uma luta permanente desta Associação, inclusive no Poder Judiciário, para que o Governo cumpra o projeto original e entregue o Parque aos Moradores da Região e não a expansão do Bairro.

Sendo assim, apelamos para a sensibilidade do Senhor Governador do Distrito Federal para que atenda o interesse da população, e não do mercado imobiliário. Há, em Brasília, diversas áreas adequadas para a construção de novos bairros, sem agredir o meio ambiente e sem colocar em risco a segurança da população, como ocorrerá na sensível área reservada para o Parque Ecológico Jardins Mangueiral.

Preencha os dados abaixo para assinatura da petição