Tratativas para a UBS provisória do Mangueiral estão em fase final

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou nesta terça-feira (28) diversas construções e reformas na capital federal. Dentre as ações, estão previstas, escolas, revitalização de vias e a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Mangueiral.

Enquanto a UBS definitiva não sai, a AAJM continua as tratativas para inaugurar o quanto antes, a Unidade Básica de Saúde provisória do Mangueiral, uma das unidades do complexo de atendimentos previstos para funcionar na sede da Associação (Relembre aqui). A medida visa garantir que a comunidade não fique desassistida enquanto aguarda a construção da UBS definitiva do bairro. 

Na manhã desta segunda-feira (27/01/2020) a AAJM se reuniu com representantes da Subsecretaria da Saúde da Região Leste, da Secretaria de Relações Institucionais e com os administradores regionais, Alan Valim de São Sebastião e João Carlos Lóssio do Jardim Botânico. 

A Unidade Básica de Saúde provisória contemplará: 

  • Atendimento da equipe de Saúde da Família, incluindo consultas realizadas por médico de família e comunidade; 
  • Enfermeiro de saúde da família
  • Procedimentos em saúde, ações coletivas de promoção à saúde. Essa equipe, contará ainda com dois técnicos de enfermagem, será responsável pelo bairro Jardins Mangueiral, atendendo desde crianças a idosos, incluindo as nossas gestantes. 
[smartslider3 slider=”19″]

A Unidade de Saúde deverá ser o ponto preferencial de procura por um serviço de saúde e, se necessário, a equipe fará encaminhamento a outra unidade especializada, com cardiologista, oftalmologista, ginecologista, pediatras, geriatra. Os casos de emergência, risco iminente à vida, devem buscar a UPA ou o Hospital.

A nossa Unidade Básica de Saúde será a porta de entrada para a rede de saúde do SUS no DF. Vale dizer: vamos lutar juntos e desfrutar do atendimento de saúde e seus recursos. A intenção é utilizar a UBS não só em situação de doença, mas para preveni-las” afirma Eleandra Martins Presidente da AAJM.

Relembre

Na manhã de quarta-feira (16/10/2019) a presidente da AAJM Eleandra Martins, assinou os papéis de aquisição da casa de madeira situada no terreno aos fundos da sede, cedido à Associação pela Administração Regional de São Sebastião. 

A assinatura de compra da casa de madeira, ocorreu na presença dos Administradores Regionais Alan Valim (São Sebastião) e João carlos Lóssio (Jardim Botânico), Major Bruno do 21º Batalhão da Polícia Militar de São Sebastião e dos antigos proprietários da casa.

No terreno de 900 metros cedido à Associação, pretende-se criar um complexo de atendimentos variados para a comunidade. (relembre aqui). Com esta conquista a Associação fará os projetos das estruturas para viabilizar o complexo.