Edital de licitação para obras foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira. Enquanto a UBS é construída na Praça de Atividades nº 2, uma clínica da família deverá funcionar temporariamente para atender os moradores do Mangueiral. 

Finalmente, uma antiga luta da Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral (AAJM) e da comunidade será atendida (relembre aqui). Uma Unidade Básica de Saúde (UBS) será construída no bairro, que atualmente conta com aproximadamente 30 mil moradores. O processo de licitação das obras foi publicado na página 50 do Diário Oficial desta segunda-feira (07/10)

“É uma grande conquista para nós moradores, que finalmente teremos um atendimento de saúde próprio, do bairro. Depois de anos de promessas, dezenas de reuniões, estamos felizes que finalmente nossa demanda foi atendida.” afirma, ansiosa pela início das obras, Eleandra Martins Presidente da AAJM

A Secretaria de Saúde estuda implementar um ponto provisório de atendimento dentro do bairro, para iniciar o mais breve possível o atendimento à saúde da comunidade, enquanto o prédio da UBS definitivo é construído na Praça de Atividades nº 2, lote 1. “Nossa expectativa é que, entre licitação e obra, tudo esteja concluído em até um ano e três meses”, precisa a diretora de Atenção Primária da Regional Leste de Saúde, Mirlene Guedes. 

UBS

Quando estiver pronta, a Unidade Básica de Saúde, deverá contar com até 4 equipes de saúde da família. Entre os serviços oferecidos nessas unidades estão: vacinação, realização de pequenos curativos, atendimento pré-natal, acompanhamento de recém-nascidos, de crianças, idosos e mulheres.

O que é uma UBS

A Unidade Básica de Saúde realiza atendimentos de atenção primária básica e integral a uma população. Na UBS é possível receber atendimentos gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica, semelhante aos postos de saúde.