Este é o pior surto global de sarampo em 13 anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No dia D, os postos funcionam de 08h00 às 17h00, ininterruptamente.

A campanha de vacinação contra o vírus Measles morbillivirus, também conhecido como Sarampo, começou nesta segunda-feira (07/10). Diante dos índices alarmantes apresentados em agosto pela OMS, a imunização torna-se ainda mais importante. A vacinação será realizada em duas etapas, nos postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde mais próximos, funcionando de 08h00 às 17h00 durante o ‘dia D’ da campanha. 

Confira aqui os locais de vacinação em São Sebastião. 

1ª etapa –  07 a 25 de outubro terão preferência, crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11meses e 29 dias), o dia D de mobilização será em 19 de outubro . 

2ª etapa – 18 e 30 de novembro e terá como público-alvo os adultos jovens com idade entre 20 e 29 anos e o dia D está previsto para 30 de novembro.

O que levar?

Não esqueça do cartão de vacina, assim os profissionais da saúde poderão confirmar a necessidade de imunização e realizar qualquer atualização necessária. A medida é importante principalmente para crianças, pois apresentam maiores complicações, como a cegueira e até o óbito. 

O Sarampo

O sarampo é uma doença viral aguda de alta transmissibilidade e  apresenta:

  • febre, alta acima de 38,5ºC
  • manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhadas de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: 
  • tosse e/ou coriza 
  • conjuntivite, independentemente da idade e da situação vacinal.

Caso a pessoa apresente os sinais e sintomas da enfermidade, deve procurar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima e informar ao profissional sobre sua situação e dizer se teve contato com algum caso suspeito. Recomenda-se que as pessoas com suspeita de portar o vírus evitem deslocamentos desnecessários devido à doença ser altamente contagiosa.