A Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral (AAJM) está articulando com a Secretaria de Saúde e Administrações Regionais de São Sebastião e Jardim Botânico, meios de tornar realidade uma das principais reivindicações da comunidade do Mangueiral e Jardim Botânico, a Clínica de Saúde Provisória da Região. Ao todo foram três tentativas para definir um local para o atendimento imediato da população.

A primeira opção, foi a doação de duas salas, oferecidas pelo Centro Clínico do Jardim Botânico, ainda aguardando retorno da Secretaria de Saúde sobre esta possibilidade. Já na segunda tentativa, em reunião com Ibram e a Subsecretaria de Saúde, foi solicitado uma parte do Centro de Práticas Sustentáveis para a instalação da Clínica.

Apesar do apoio do Presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Edson Duarte, o CPS não pôde ser utilizado, pois ainda não fora “entregue ao órgão”. Como terceira tentativa, a AAJM se ofereceu, por meio de ofício entregue à Subsecretaria de Saúde, para construir provisoriamente, no espaço já existente no Mangueiral para a Unidade Básica de Saúde, a Clínica da Família.

A AAJM aguarda a resposta dos órgãos competentes e não medirá esforços junto à comunidade e o Governo para que se concretize a instalação da Clínica, de forma imediata.